Bárbara nasceu nos primeiros anos do século IV, alta idade média, na Nicomédia, Ásia Menor, junto ao mar de Mármara, na cidade de Bitínia, onde hoje se localiza a Turquia. A área era dominada pelo império romano, sob o comando do imperador Maximiano. Sua família era pagã e queria que ela se casasse. Bárbara se instruiu na religião cristã, guardou castidade e foi castigada por isso.
Trancada numa torre com duas janelas, abriu mais uma para manifestar sua fé na santíssima trindade. Passava seu tempo a ler e meditar.
Foi açoitada, queimada e teve os seios decepados em praça pública. Resistiu a todo tipo de tortura e humilhação. Suas feridas sempre apareciam curadas. No dia 4 de dezembro, aos vinte anos, quando submetida aos castigos, se ajoelhou, em atitude de oração, em frente ao pai, Dióscoro, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Seu corpo ficou coberto de sangue. Seu executor foi atingido por um raio.
O culto à santa, do oriente passou para o ocidente, instalando-se sobretudo em Roma, onde a partir do século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados a ela. Foi mais difundido a partir do século IX, e em 1969, foi excluído do calendário litúrgico oficial, pelo papa Paulo VI.
Invocada contra a morte trágica, trovoadas, raios e o perigo das armas de fogo, explosões e temporais, ela é padroeira dos artilheiros e bombeiros, fogueteiros e fabricantes de fogos de artifício, mineiros que lidam com explosivos, dos encarcerados, pedreiros, arquitetos, sineiros, tecelões e chapeleiros. Na Bahia, ainda é protetora dos mercadores.
Provavelmente as cores e em especial o fato de que ao ser morta pelo pai, tendo sido ele atingido por um raio, combinado com o fato de que Iansã é a rainha dos raios, assemelha Santa Bárbara e Iansã.
Eparrei, Oyá!!!!!
Um comentário:
Amiga,
Você que esteve presente em meus dias, me visitando, opinando e dando um simples OI.
E é com todo carinho que desejo
Tudo de bom na sua vida,
Um Natal repleto de alegrias.
E que todos seus sonhos se tornem realidade neste
E em todos os Natais que ainda virão.
Um forte abraço. E Feliz Natal!!!
Postar um comentário