quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SALVE SANTA BÁRBARA!!! EPARREI OYÁ!!!


Bárbara nasceu nos primeiros anos do século IV, alta idade média, na Nicomédia, Ásia Menor, junto ao mar de Mármara, na cidade de Bitínia, onde hoje se localiza a Turquia. A área era dominada pelo império romano, sob o comando do imperador Maximiano. Sua família era pagã e queria que ela se casasse. Bárbara se instruiu na religião cristã, guardou castidade e foi castigada por isso.

Trancada numa torre com duas janelas, abriu mais uma para manifestar sua fé na santíssima trindade. Passava seu tempo a ler e meditar.

Foi açoitada, queimada e teve os seios decepados em praça pública. Resistiu a todo tipo de tortura e humilhação. Suas feridas sempre apareciam curadas. No dia 4 de dezembro, aos vinte anos, quando submetida aos castigos, se ajoelhou, em atitude de oração, em frente ao pai, Dióscoro, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Seu corpo ficou coberto de sangue. Seu executor foi atingido por um raio.

O culto à santa, do oriente passou para o ocidente, instalando-se sobretudo em Roma, onde a partir do século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados a ela. Foi mais difundido a partir do século IX, e em 1969, foi excluído do calendário litúrgico oficial, pelo papa Paulo VI.

Invocada contra a morte trágica, trovoadas, raios e o perigo das armas de fogo, explosões e temporais, ela é padroeira dos artilheiros e bombeiros, fogueteiros e fabricantes de fogos de artifício, mineiros que lidam com explosivos, dos encarcerados, pedreiros, arquitetos, sineiros, tecelões e chapeleiros. Na Bahia, ainda é protetora dos mercadores.

Provavelmente as cores e em especial o fato de que ao ser morta pelo pai, tendo sido ele atingido por um raio, combinado com o fato de que Iansã é a rainha dos raios, assemelha Santa Bárbara e Iansã.

Eparrei, Oyá!!!!!

Um comentário:

Paola disse...

Amiga,

Você que esteve presente em meus dias, me visitando, opinando e dando um simples OI.

E é com todo carinho que desejo
Tudo de bom na sua vida,
Um Natal repleto de alegrias.

E que todos seus sonhos se tornem realidade neste
E em todos os Natais que ainda virão.

Um forte abraço. E Feliz Natal!!!

Se você gostou de alguma coisa, pode encomendar. É só fazer um comentário no próprio post que eu recebo por email e lhe respondo. Mas não esqueça de colocar seu e-mail também.